O governo federal, reconhecendo a pluralidade sócio-cultural de nosso país, aprovou a Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003, bem como a Lei 11.645 de 20 de janeiro de 2008, ambas complementando a Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 que estabeleceu as diretrizes e bases da educação nacional. A promulgação dessas duas leis gerou no meio acadêmico um engajamento na luta pela 'falação' contra uma “Verdade” que nos foi contada de forma muito torta.
(PESSÔA, Jaciara Maria de Medeiros Pessôa. In: IV Colóquio de Historia, 2010, p. 1)
Sobre o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, é INCORRETO afirmar que:
Escolha uma:
a.
Faz-se urgente que as entidades de ensino superior que atuam na formação de professores mantenham nos cursos de licenciatura, sólida formação sobre a necessidade desse ensino para a sociedade brasileira como um todo.
b.
Não só resgata a contribuição desses grupos na formação da sociedade nacional, mas reconhecidamente, caracteriza a formação da população brasileira dando uma nova coloração a identidade nacional.
c.
O processo de reconhecimento da cultura afro-brasileira e indígena na sociedade e por consequência na educação no Brasil resulta da tomada de consciência de movimentos sociais europeus que entendem ser pertinente o apelo direito à educação de negros e indígenas.
d.
Dentro do conhecimento da história negra e indígena observamos uma insistência na temática da escravidão e do domínio, mas quase nada se fala da raiz africana e indígena anterior a formação da sociedade brasileira.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
c-O processo de reconhecimento da cultura afro-brasileira e indígena na sociedade e por consequência na educação no Brasil resulta da tomada de consciência de movimentos sociais europeus que entendem ser pertinente o apelo direito à educação de negros e indígenas.
Explicação:
Foi pelo esforço dos próprios negros.
leilianemartins1985:
letra C é a incorreta, explicação : se dependesse dos europeus os negros africanos seria escravos ate os dias de hoje, sem direitos a nada, nem mesmo a saber suas origens. Essa foi uma luta ganha pelos próprios negros.
Perguntas interessantes