O glifosato é uma molécula estruturalmente semelhante aofosfoenolpiruvato (PEP) e compete com o mesmo pelo centroativo da enzima EPSPS, a qual catalisa uma reação que leva àsíntese de aminoácidos, que são indispensáveis à vida dasplantas. Por isso, o glifosato é utilizado como herbicida. Nasoja geneticamente modificada, a enzima EPSPS é codificada por um gene proveniente de outro organismo e é menossensível ao glifosato, pois tem uma afinidade maior com o PEP.Assim, conclui-se que(A) em relação ao PEP, o km da EPSPS da soja geneticamente modificada é maior que o da soja tradicional.(B) a soja geneticamente modificada não tolera concentrações relativamente altas de glifosato, devido ao baixo kmda EPSPS em relação ao PEP.(C) a soja geneticamente modificada pode tolerar concentrações relativamente altas de glifosato.(D) o glifosato é recomendado para uso na soja tradicional,na fase inicial do cultivo, para controlar ervas em pósemergência.(E) o glifosato só pode ser usado na soja geneticamentemodificada em pré-emergência.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A resposta correta é a letra C)
A soja geneticamente quando modificada pode tolerar até mesmo as contrações que são relativamente altas de glifosato e que consegue permitir o seu uso em maior quantidade, sendo isso um grande herbicida.
Vale lembrar também que a soja quando usada para a produção de sucos, bebidas com leite, óleos de cozinha, entre outros pode ser usada como um agregado na produção de borrachas, tais como pneus.
Além de poderem ser usadas como fonte proteínas, ou seja, é possível isolar a proteína da soja e comercializar isso como suplemento.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás