Na agricultura familiar a agregação de valores aos produtospode contribuir para a sustentabilidade do sistema.A produção de frutas desidratadas é uma opção paraaumentar o rendimento, sendo viável a sua produção empequenas propriedades. A tabela abaixo apresenta asestimativas de custos de produção e desempenho econômicopara um hectare de uma fruteira com frutos comercializadosna forma in natura e desidratada.Analisando a tabela, é possível afirmar, com base nosresultados, que(A) a receita líquida (R$/ha) obtida com a produção da frutadesidratada é inferior à da fruta in natura.(B) o ponto de nivelamento para a fruta in natura é 10.000 kg.(C) o ponto de nivelamento para a fruta desidratada é 30.000 kg.(D) o custo de depreciação de máquinas inviabiliza a produção de frutas desidratadas.(E) os pontos de nivelamento indicam que a atividade é maislucrativa se a produção for comercializada como frutadesidratada.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Alternativa correta (E) os pontos de nivelamento indicam que a atividade é mais lucrativa se a produção for comercializada como fruta desidratada.
Agricultura familiar é o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo, como mão de obra, essencialmente, o núcleo familiar, em contraste com a agricultura patronal - que utiliza trabalhadores contratados, fixos ou temporários, em propriedades médias ou grandes.
Segundo dados do Censo Agropecuário de 2006, 84,4% do total de propriedades rurais brasileiras pertencem a grupos familiares. São aproximadamente 4,4 milhões de unidades produtivas, sendo que a metade delas está na Região Nordeste.
Esses estabelecimentos representavam 84,4% do total, mas ocupavam apenas 24,3% (ou 80,25 milhões de hectares) da área destinada a estabelecimentos agropecuários brasileiros. Já os estabelecimentos não familiares representavam 15,6% do total e ocupavam 75,7% da área de produção.