Química, perguntado por mayara2020leticia20, 8 meses atrás

O gás natural é um combustível fóssil produzido por bactérias sobre matéria orgânica em ambientes anaeróbicos. Esse combustível é uma mistura de gases cujo componente encontrado em maior quantidade (mais que 80%) é:​

Soluções para a tarefa

Respondido por adrycarvalhomoraes
1

Resposta:

Explicação:

O biogás é o gás produzido a partir da decomposição da matéria orgânica (resíduos orgânicos) por bactérias. Na geração de energia do biogás, ocorre a conversão da energia química do gás em energia mecânica por meio de um processo controlado de combustão. Essa energia mecânica ativa um gerador que produz energia elétrica. O biogás também pode ser usado em caldeiras por meio de sua queima direta para a cogeração de energia.

Existem três rotas para usar a biomassa como fonte energética. A primeira é através da combustão direta, a segunda é a gaseificação e a terceira diz respeito a reprodução do processo natural em que a ação de micro-organismos em um ambiente anaeróbico produz a decomposição da matéria orgânica e, consequentemente, emite o biogás. Descoberto no século XVII, o biogás passou a ser considerado uma fonte de energia a partir de uma apresentação feita por Louis Pasteur, no século XIX, na qual foi feita a demonstração da geração de biogás através de uma mistura de estrume e água.

No final do século XIX, o biogás passou a ser coletado em estações de tratamento de efluentes na Inglaterra e, na década de 1940, começou a ser aproveitado a partir de esterco de animais em plantas de geração de energia na Índia. Desde então, o processo anaeróbio tem evoluído e se expandido para o tratamento de resíduos agrícolas e industriais.

A gaseificação consiste em reações termoquímicas que envolvem um combustível sólido na presença de ar ou oxigênio (em quantidade mínima para a combustão) e vapor d’água (que formam gases) para serem usados como energia térmica ou elétrica, para a síntese de produtos químicos e para a produção de combustíveis líquidos. A digestão anaeróbia ocorre naturalmente em muitos ecossistemas, como nos sedimentos aquáticos de lagos de água doce ou salgada.

Os reatores anaeróbios, que são como uma usina de biogás, procuram reproduzir as condições naturais ao criar ecossistemas artificiais através das lagoas dos reatores anaeróbios, e seu emprego inicial é o tratamento de resíduos semissólidos, como o estrume de animais, lixo doméstico e lodos provenientes do tratamento de efluentes. Normalmente, o biogás é composto por 60% de metano, 35% de dióxido de carbono e 5% de uma mistura de hidrogênio, nitrogênio, amônia, ácido sulfídrico, monóxido de carbono, aminas e oxigênio.


adrycarvalhomoraes: espero ter ajudado
mayara2020leticia20: a) 

Amônia (NH3)

b) 

Metano (CH4)

c) 

Dióxido de carbono (CO2)

d) 

Dióxido de nitrogênio (NO2)
mayara2020leticia20: e qual desse ?
adrycarvalhomoraes: (c)
adrycarvalhomoraes: Dióxido de carbono (co2)
Perguntas interessantes