Química, perguntado por Rafaelahta2574, 11 meses atrás

O gás hélio disponível comercialmente pode ser gerado pelo decaimento radioativo, sobretudo do urânio, conforme esquematizado pela série de decaimento. Desde a formação da Terra, há 4,5 bilhões de anos, apenas metade do 238U decaiu para a formação de He.

#FUVEST

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
28

A afirmativa correta é a (B), o decaimento do ²³⁸U para ²³⁴U gera a mesma quantidade de He que o decaimento do ²³⁴U para ²³⁰Th.

É preciso considerar que o decaimento de ²³⁸U para ²³⁴U, resulta em ²³⁴U e o decaimento de ²³⁴U para ²³⁰Th, resulta em ²³⁰Th.

De forma, que é preciso considerar que nos dois decaimentos, ocorre então a emissão de uma partícula α, o que dá origem a uma mesma quantidade de hélio.

Sendo assim, a partícula α corresponde ao núcleo do átomo de hélio. Sendo assim, ao realizar a captura de dois elétrons, a partícula α dá origem ao átomo de hélio.

Bons estudos!

Respondido por bryanavs
0

Sobre o gás hélio, temos que a opção correta é a letra: decaimento do ²³⁸U para ²³⁴U gera a mesma quantidade de He que o decaimento do ²³⁴U para ²³⁰Th - letra b).

Vamos aos dados/resoluções:  

O período de Meia-Vida ou Período de Semidesintegração acaba sendo o período de Tempo em que a metade da quantidade dos átomos de um isótopo radioativo numa amostra leva para se desintegrar, ou seja, é o tempo para amostra radioativa reduzir à metade.

Dessa forma visualizamos um Decaimento de  ²³⁸U para ²³⁴U:

238U > Th > Pa > 234U (+2a4 ; -1b0 ; -1b0, respectivamente).  

Porém quando o Decaimento de 234U para 230Th será de:  

234U >>> 230Th (+2a4);  

Ou seja, nos dois decaimentos acaba sendo projetada uma partícula A (que gera a mesma quantidade de hélio), onde a partícula A é o núcleo do átomo de hélio e Portanto, capturando dois elétrons, a partícula a acaba formando o átomo de hélio.

Para saber mais sobre o assunto:

https://brainly.com.br/tarefa/24371908

Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)

Anexos:
Perguntas interessantes