O ganho de peso é um fator essencial para o curso adequado da gravidez. É um fenômeno complexo, influenciado não somente por mudanças fisiológicas e metabólicas maternas, mas também pelo metabolismo placentário. Essas alterações fisiológicas promovem formação e desenvolvimento do líquido amniótico e da placenta, aumento do volume sanguíneo, do tecido adiposo e do feto e crescimento uterino e mamário. A inadequação do estado nutricional pré-gestacional ou gestacional e o ganho de peso inadequado durante a gestação estão associados a resultados reprodutivos desfavoráveis tanto para a gestante quanto para o bebê.
CAMPOS, Chiara Alzineth Silva et al. Ganho de peso gestacional, estado nutricional e pressão arterial de gestantes. Revista de saúde publica, v. 53, 2019.
O consumo alimentar de gestantes pode interferir no seu estado nutricional, na sua saúde e na de seus bebês, sendo, portanto, um fator decisivo para o curso gestacional. Sendo assim, as práticas alimentares no período gestacional exercem papel relevante sobre o estado nutricional e ganho de peso das gestantes.
PIRES, Isadora Garcia; GONÇALVES, Danielle Raquel. Consumo alimentar e ganho de peso de gestantes assistidas em unidades básicas de saúde. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 1, p. 128-146, 2021.
Considerando os seus conhecimentos sobre o tema, analise o caso clínico a seguir:
Paciente de 30 anos. Apresenta idade gestacional de 12 semanas, altura de 1,59 m, peso pré-gestacional de 60 kg, peso atual de 61,5 kg. Relata na consulta estar apresentado muito cansaço, falta de energia, fraqueza muscular, palidez nas mucosas e diminuição do apetite. Você realizou as avaliações antropométrica, clínica e bioquímica, e os exames indicaram hemoglobina de 10,5 g/dl, ferritina de 13 mg/ml e VCM e HCM diminuídos.
Sobre este tema estudado na Unidade 06 do Livro da Disciplina, analise e responda os questionamentos abaixo:
A) APRESENTE o diagnóstico nutricional da paciente a partir do cálculo do IMC pré-gestacional e a classificação do estado nutricional obtida. CITE qual a faixa de ganho de peso total recomendada a partir do estado nutricional inicial apresentando pela gestante.
B) DESCREVA o diagnóstico nutricional atual da paciente a partir do cálculo do IMC atual conforme a semana gestacional e a classificação do estado nutricional identificada.
C) EXPLIQUE a partir dos resultados encontrados nos exames bioquímicos e os sintomas apresentados pela paciente qual intercorrência sugere esta situação? JUSTIFIQUE sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a: adequado, entre 11,5 e 16kg-b: baixo peso, c: anemia
Explicação:
Considerando os nossos conhecimentos sobre ganho de peso na gravidez e após analise do caso clínico é possível responder as questões abaixo a seguir:
a) Conforme dados oferecidos é possível julgar adequado um ganho de peso entre 11 a 16 kg.
b) É possível dizer que a paciente está com baixo peso.
c) A partir dos resultados bioquímicos podemos afirmar que ela apresenta anemia confirmado por hemoglobina de 10,5 g/dl, ferritina de 13 mg/ml e VCM e HCM diminuídos.
Anemia
Definida pela diminuição de massa eritrocitária total, laboratorialmente definida por hemoglobina menor que 12 g/dl em mulheres ou 13 g/dl em homens.
Na gravidez existe anemia relativa, por hemodiluição, além daquela por carência nutricional, principalmente, por deficiência de ferro e ácido fólico.
Na gestação os limites considerados normais para o valor da hemoglobina caem em 10% e os do hematócrito para 30%.
Tipos de anemia:
- Ferroprivativa;
- Megaloblástica;
- Talassemia;
- Falciforme;
- Hemolíticas;
- Por doença crônica.
Aprenda mais sobre anemia aqui: https://brainly.com.br/tarefa/4955209
#SPJ1