Português, perguntado por cissaminha4773, 1 ano atrás

O fragmento abaixo foi extraído da obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Leia com atenção e, em seguida, aponte a alternativa correta. Vivia longe dos homens, só se dava bem com animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia. A pé, não se aguentava bem. Pendia para um lado, para o outro lado, cambaio, torto e feio. Às vezes, utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos – exclamações, onomatopeias. Na verdade falava pouco. Admira as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas. (RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Editora Record, 2010) O texto ressalta: Escolha uma: a. A humanização do personagem. b. A pobreza física do personagem. c. A falta de escolaridade do personagem. d. A zoomorfização da personagem.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
8
Está na letra D. Zoomortizaçao da personagem.
Respondido por Danas
12

A alternativa D) é a correta.

O personagem passou uma por zoomorfização, que é uma figura de linguagem que aproxima o comportamento do homem e de alguns animais, aqui temos o homem sendo tratado como um animal e se comportando como tal.

Como é falado no texto, que ele possuía pés duros e secos como pés de animais, grunhia e se comunicava bem com seu cavalo, além de ser muito bruto em relação ao um homem.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes