História, perguntado por dioneiamello, 11 meses atrás

O fragmento a seguir foi extraído do livro intitulado “A galáxia de Gutemberg: a formação do homem tipográfico”, de Marshall McLuhan. No texto, o autor discute a reconfiguração da cultura com a inserção de novos meios de comunicação, não restringindo as possibilidades de análise ao surgimento e popularização da tipografia. Sob um olhar atento, o texto propicia reflexões sobre os impactos de plataformas digitais e interativas nas dinâmicas sociais e sobre a importância da alfabetização para as mídias, especialmente, no contexto educacional.

Leia atentamente o fragmento:

“Toda tecnologia inventada e exteriorizada pelo homem tem o poder de amortecer a atenção consciente do homem no período inicial de sua assimilação ou interiorização.”

MCLUHAN, Marshall. A galáxia de Gutemberg: a formação do homem tipográfico. tradução de Leônidas Gontijo de Carvalho e Anísio Teixeira. São Paulo, Editora Nacional, Editora da USP, 1972.

Após a leitura, responda: Quais as implicações da inserção de novas tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem sem as devidas apropriações técnica e crítica destas ferramentas?

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
0

Ao se inserir ferramentas tecnológicas sem que seu impacto seja criticamente avaliado e considerado antes, é possível tornar os alunos acomodados com seu uso, sem que exista uma reflexão.

Isso ocorreu com o uso dos celulares em sala de aula, que inicialmente foi proibido porém os alunos mesmo assim o utilizavam para pesquisar as respostas e outras coisas. Porém, já é possível existirem formas de trabalhar corretamente com ele.

Perguntas interessantes