O fosgênio (COCl2) é um gás incolor, tóxico, asfixiante e de cheiro penetrante. Esse gás, utilizado como arma na Primeira Guerra Mundial, era produzido a partir da reação do monóxido de carbono (CO) e do gás cloro (Cl2). Qual é a geometria de cada uma dessas moléculas, respectivamente? *
Soluções para a tarefa
O CO e o Cl₂ são lineares e o COCl₂ é triangulo planar.
O monóxido de carbono é formado por dois elementos químicos que se ligam por uma ligação dupla, logo, eles possuem uma geometria linear.
O gás cloro também é formado por dos elementos químicos que se ligam por uma ligação simples, logo, eles possuem uma geometria linear.
O fosgênio possui o carbono como átomo central ligado com uma ligação dupla no oxigênio e uma ligação simples com cada um dos átomos de cloro. Como o oxigênio e cloro possui elétrons não ligantes, eles se repelem fazendo com que a geometria seja triangulo planar.
Espero ter ajudado!
Olá!
Para identificar o tipo de geometria molecular identificamos, inicialmente, o átomo central que deve ser aquele que faz o maior número de ligações.
Vamos ao exercício!
- Geometria molecular do monóxido de carbono e do gás cloro:
No caso do CO e Cl₂, as duas moléculas possuem apenas dois átomos. Como não possui átomo central, podemos definir que terão geometria linear, pois formam um segmento de reta.
- Geometria molecular do fosfogênio:
Para o COCl₂, temos 4 átomos. O elemento central é o carbono, pois faz o maior número de ligações comparando com os outros átomos. Ele fará todas as ligações, ou seja não sobrará par de elétrons disponíveis. Teremos então geometria trigonal plana, ou triangular.
Resposta: a geometria molecular são respectivamente: trigonal plana, linear e linear
Aprenda mais em:
brainly.com.br/tarefa/27242760