Psicologia, perguntado por joise137, 5 meses atrás

O Fordismo era uma forma sistêmica de trabalho, cujo objetivo principal era reduzir ao máximo os custos de produção e assim, reduzir o custo do produto. No caso da Ford, cada funcionário executava uma pequena etapa. Logo, os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando maior velocidade de produção. Também não era necessária a utilização de mão de obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa da produção. O Fordismo foi o sistema de produção que mais se desenvolveu pela produção em massa, de mercadorias das mais diversas espécies.

SOUZA, J. C. L.; TONON, I.; JUNGES, S. S. A INFLUÊNCIA DE HENRY FORD PARA A ATUALIDADE. Uniuv em Revista, v. 15, n. 1, 2015.

Considerando o exposto acima, acerca das estruturas organizacionais e a divisão do trabalho, analise as afirmações a seguir.

​I. São exemplos de departamentalização: produtos, geográfica, serviços, culturais, sociais e econômicas.
​II. A departamentalização por processo agrupa produtos e serviços ao longo do fluxo do processo produtivo.
​III. A cadeia de comando possui uma única linha de comando, pois está relacionada ao direito de dar ordens e esperar que as mesmas sejam cumpridas.
IV. A departamentalização funcional é o grupo de tarefas similares e comuns. Pode ser realizada de acordo com o processo de agrupamento de objetivos.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
III, apenas.

Alternativa 3:
I, II e III, apenas.

Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.


qap14101949: Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
jennifero56: PG 182 A 184 do livro

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusufrjcs
8

Alternativa correta é a de nº 3 - afirmações II, III, e IV são verdadeiras.

O modelo produtivo desenvolvido por Henry Ford (1863 - 1947), posteriormente conhecido como fordismo, foi originalmente pensado para a produção industrial automobilística, visando

  • aumento da produtividade
  • redução dos custos
  • departamentalizar a cadeia produtiva

O verdadeiro fator de aumento da eficiência produtiva era a divisão do trabalho em partes (tarefas) menores e mais especializadas. Assim, os trabalhadores não precisavam ter conhecimento sobre o processo de produção completo, apenas de uma parte muito pequena que lhes cabia realizar de forma mecanizada.

Como a mudança foi implementada?

A mudança mais significativa na cadeia de produção implementada pelo modelo fordista foi a departamentalização das tarefas.

A departamentalização consiste em:

  • dividir as tarefas da linha de produção em suas menores partes possíveis.
  • agrupar as tarefas similares num mesmo departamento de atuação, aumentando a afinidade produtiva entre trabalhadores envolvidos nesta area do processo.
  • facilitar a ordem de comando verticalizada, aumentando o alcance e praticidade das ordens vindas de empregados superiores até os deparmentos da produção.

Para saber mais sobre fordismo acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/17514232

#SPJ1

Anexos:
Respondido por brunolgb82
0

Alternativa D - II, III e IV, Apenas.

Perguntas interessantes