“(...) o folclore se objetiva por meio de elementos culturais de ordem variável: como um artefato, certa técnica de cura ou determinado processo de lidar com a madeira e a pedra. O que cai nos limites do folclore, em casos semelhantes, não é o artefato, a técnica ou o processo como tais. Mas, as emoções, os conhecimentos e as crenças que lhe são subjacentes” (FERNANDES, F.; O folclore em questão. São Paulo: Hucitec, 1978, p. 101-102).
Florestan Fernandes foi um pensador fundamental no que diz respeito aos estudos sobre folclore e às concepções fundamentais da área até hoje. Foi aluno do francês Roger Bastide, com quem compartilhou várias ideias, mas criou suas próprias concepções, no decorrer dos seus estudos.
A partir da frase citada, e do texto sobre seu autor no livro “Cultura Popular no Brasil” – utilizado em nosso ambiente virtual – podemos apontar como condizente com as novas concepções trazidas por Florestan Fernandes:
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A ideia de folclore como uma disciplina humanística, que inclui a subjetividade na abordagem da cultura popular, tornando-a sempre atual.
b. A ideia de que a delimitação de folclore envolveria elementos materiais e o não-materiais.
c. A ideia de folclore como ciência e, portanto, estritamente objetiva enquanto objeto de pesquisa.
d. A ideia de entender as práticas tidas como folclóricas como resquícios e sobrevivências de um passado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: eu acho que e a (A)
Explicação:
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Filosofia,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás