O fluxo de carga nos sistemas de distribuição deve ser analisado segundo modelos trifásicos, em razão dos desbalanços de carga e parâmetros, normalmente expressos através de equações matriciais. A imagem-1, a seguir, apresenta um segmento de um sistema de distribuição trifásico, delimitado pelas barras i e j.
Imagem-1: Segmento de um sistema de distribuição trifásico.
Disponível em: . Acesso em: 23 jan. 2019.
Dado o contexto, escreva o modelo matricial trifásico para o segmento apresentado, tendo a tensão da barra j expressa em evidência. Considere, ainda, que a impedância das linhas é de 0,1+j0,2 e que a impedância de acoplamento entre as fases é desprezível.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o modelo matricial solicitado.
Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Resposta:
corrigido pelo ava
Explicação:
O modelo matricial do circuito trifásico apresentado é:
Ou seja, letra C.
Fluxo de carga Trifásico
Em sistemas de transmissão, a carga é balanceada e com isso, podemos reduzir a análise de fluxo de potência a um sistema de sequência positiva, ou seja, a um sistema monofásico.
Porém, em rede de distribuição de energia, a carga é altamente desbalanceada, apesar das distribuidoras tentarem minimizar esse desbalanceamento. Como a carga é desbalanceada, não é possível fazer a redução para a rede de sequência positiva, tendo que trabalhar com todas as fases da rede. As redes de distribuição podem ter uma, duas ou três fases, dependendo da carga.
A relação entre a tensão e a corrente em um sistema trifásico permanece a mesma, porém agora com as três fases, logo entre dois nós, tem-se a seguinte relação:
Porém, a variação na tensão será um vetor com três fases (a, b, e c), a impedância será uma matriz 3x3 e a corrente um vetor com as três fases da corrente.
Logo:
Como e , temos:
Para entender mais sobre fluxo de potência:
https://brainly.com.br/tarefa/24077740
#SPJ2