O final da Idade Média, que compreende os séculos XIV e XV, foi precisamente marcado pela emergência, ou, de qualquer modo, pela afrmação dos "homens de saber". Essa expressão designa aqueles que possuem aptidão não somente para ler e escrever, mas também para utilizar livros, fosse para conservar certos conhecimentos, fosse para informar esta ou aquela prática social ou política. VERGER, J. Homens e saber na Idade Média. São Paulo: EDUSC, 1999 (adaptado). Considerando o contexto histórico mencionado, a emergênciados "homens de saber" encontra-se relacionadaA ao suporte dado pela Igreja ao trabalho intelectual.B ao processo de desenvolvimento comercial e urbano.C ao mérito administrativo das corporações de ofício.D ao processo de ampliação da educação básica.E ao conjunto de trabalho acumulado por eruditos
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa B) é a correta.
Os "homens de saber" estão diretamente ligados ao desenvolvimento comercial e urbano de toda a humanidade, pois eram eles os envolvidos com processos logísticos, controle de contas e planejamento das cidades e dos comércios.
Os homens de saber também foram importantes para o desenvolvimento de processos educativos e no repassa de historia e informações para outras pessoas e para as próximas gerações.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes