História, perguntado por lucasrodrigues1235, 1 ano atrás

o fim do imperio romano

Soluções para a tarefa

Respondido por NatanaelSouza23
7

A queda do Império Romano se deveu a uma desestruturação econômica, social e cultural, iniciada em meados do século III da Era Cristã, que fragilizaram Roma, tornando-a vulnerável às invasões de outros povos, conhecidos como povos bárbaros, o que conduziu o sistema à sua total aniquilação no século V.

O declínio de Roma se deveu a um declínio econômico, cultural e militar.

Respondido por Matheusofc
5
Império ocidental 

A partir do século III, o Império Romano ocidental entrou em declínio. Com o fim das guerras de conquista, esgotou-se a principal fonte fornecedora de escravos. Teve início a crise do escravismo que abalou seriamente a economia, fez surgir o colonato e provocou o êxodo urbano. Além disso, houve disputas pelo poder e as legiões diminuíram. Enfraquecido, o Império Romano foi dividido em dois e a parte ocidental não resistiu às invasões dos bárbaros germânicos no século V. 

Império oriental 

Mesmo com o fim do Império romano ocidental, o Império Oriental ou Bizantino não caiu, mas os turcos otomanos, em plena ascensão, conquistaram o a Ásia Menor bizantina no princípio do século XIV. Depois de 1354, ocuparam os Balcãs e finalmente tomaram Constantinopla, o que representou o fim do Império Oriental em 1453. 
Perguntas interessantes