O filósofo suíço Rousseau (1712 – 1778) considerado o precursor da educação moderna marcou profundamente a concepção de criança e de educação. Revela a natureza da criança, identificando a infância como uma fase particular da existência e enfatiza o valor da educação naturalista como cultivo das competências cognitivas, sociais e afetivas da criança.
Sobre Rousseau ainda podemos afirmar:
I. Rousseau realça o valor da infância. Nenhuma criança deve ser impedida de crescer naturalmente.
II.A criança é sujeito de suas próprias experiências, ela quer tocar em tudo, indagando acerca das coisas que observa. A escola que assim a considera responde às suas indagações naturais e instiga sua curiosidade.
III.A criança não é um adulto em miniatura ou alguém que “virá a ser”. Ao contrário, ela já é um ser concreto e real, tendo sua própria história, cabendo à educação conduzir a formação desse ser sem afastá-lo de sua condição natural.
IV. Rousseau diz “considere o homem no homem e a criança na criança. A natureza quer que as crianças sejam crianças antes de serem homens (...)". A infância tem maneiras de ver, de pensar, de sentir que lhe são própria
V.A preocupação com a ludicidade no ensino, valorizando os jogos e brincadeiras, tendo em vista o desenvolvimento sensório motor e afetivo da criança. Desenvolveu a invenção de numerosos materiais pedagógicos destinados a facilitar a aplicação da sua proposta de trazer a alegria ao ensino.
Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
correto: I, ll, lll, lV, V,
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás