O filósofo Sócrates é considerado um "divisor de águas" na história da filosofia grega e um marco de referência no pensamento pedagógico. Procurando inverter a prática habitual de ensino na qual o aluno pergunta e o professor responde, Sócrates desenvolveu um método que levava seus alunos ao questionamento. Partindo desse pressuposto, disserte sobre a proposta pedagógica de Sócrates chamada "maiêutica
Soluções para a tarefa
Resposta:
A filosofia socrática tinha por fundamento o método de ensino que valoriza o autoconhecimento. Assim, o indivíduo, ao perceber a sua falta de conhecimento ou ignorância sobre algum assunto, prepara-se, motiva-se a aprender mais e a se superar, pois quem acha que já sabe tudo se fecha para novos aprendizados. O método socrático chamado de maiêutica era uma analogia com a atitude da parteira para as mulheres. O objetivo era fazer um ?parto de ideias", no qual o educador ajuda o educando a ter suas próprias ideias ou ser agente do seu próprio desenvolvimento. Sócrates compreendia seu papel como um parteiro, cuja finalidade era dar à luz novos conhecimentos e desenvolver a capacidade intelectual. O modelo da maiêutica quebra a lógica de que o professor sabe tudo e transmite o conhecimento. O que ocorre é que nesse modelo o aluno se torna agente participante em seu desenvolvimento intelectual.
Explicação:
O método socrático destrói as verdades incorretas fazendo surgir a verdade é a maiêutica.
Os métodos socráticos
Sócrates preocupava-se com a realidade humana, com a ética e com as virtudes. Sua filosofia girava em torno da verdade e do intelecto, ambas universais.
Sua técnica era baseada na ironia. Sócrates conversava e levava os seus interlocutores a uma refutação natural dos seus critérios padronizados e do senso comum.
A maiêutica socrática, técnica de diálogo de Sócrates, objetiva conceber uma filosofia da ética voltada ao homem. O método socrático destrói as verdades incorretas fazendo surgir a verdade é a maiêutica.
Saiba mais sobre maiêutica em: brainly.com.br/tarefa/1726265
#SPJ5