O filósofo Santo Agostinho (354-430), em "As confissões", pondera: "[...] O que é, portanto, o tempo? Se ninguém me pergunta, eu sei; se eu quero explica-lo a quem me pergunta, não sei. Todavia, com segurança afirmo saber que se nada passasse, não haveria o passado; se nada acontecesse, não haveria o futuro; se nada fosse, não existiria o presente?
Soluções para a tarefa
Agostinho começa analisando o que Deus estava fazendo antes da criação do mundo. Então ele diz que existe um infinito hoje. E quando ele questiona, que horas são, ele diz que não teve tempo quando não aderimos algo, pois realizamos o tempo todo.
Resposta:
A resposta é letra "c" Ao longo da história há contextos diferentes, cada um tem como característica aquilo de que o homem dispõe, tudo o que fez do mundo e o que esse mesmo mundo devolve como reação.
Explicação:
2) O filósofo Santo Agostinho (354-430), em "As confissões", pondera:
"[...] O que é, portanto, o tempo? Se ninguém me pergunta, eu sei; se eu quero explica-lo a quem me pergunta, não sei. Todavia, com segurança afirmo saber que se nada passasse, não haveria o passado; se nada acontecesse, não haveria o futuro; se nada fosse, não existiria o presente".
(Fonte: NICOLA, U. Antologia ilustrada de filosofia: das origens à idade moderna. São Paulo: Globo, 2005).
Sobre o papel da História na formação do sujeito, assinale:
Alternativas:
a)A experiência de um ser deve ser pensada fora de uma determinação, de um contexto, já que as trajetórias individuais independem das condições históricas de um determinado período.
b) O modo de organizar a vida é comum a todos os contextos, independente do que a realidade apresenta.
c) Ao longo da história há contextos diferentes, cada um tem como característica aquilo de que o homem dispõe, tudo o que fez do mundo e o que esse mesmo mundo devolve como reação.
d) A passagem histórica por diferentes contextos ocorre de modo estático, isto é, apresenta linearidade no desenvolvimento dos processos, sem a presença de contradições.
e) O ser humano se faz permeado pelas relações humanas e por este motivo ele se expressa sempre da mesma maneira ao longo da história.