O filósofo Paul K. Feyerabend (1924 - 1994) questionou de maneira radical a própria racionalidade científica. Autor da afirmação de que "o único principio que não inibe o progresso é: tudo vale". O que Feyerabend quis dizer com tal afirmação
Soluções para a tarefa
Para Paul Fayerabend, a ideia de que a investigação científica parta da busca da solução de um problema deve ser questionada.
Assim, Fayerabend vai propor o método da contra-indução que utiliza a imaginação para buscar novas interpretações, recorrendo até mesmo a teorias falseadas.
Para ele, não existe norma científica que não tenha sido violada para se obter novos conhecimentos, pois entende que os períodos normais e revolucionários na ciência são simultâneos.
Fayerabend defende o anarquismo epistemológico, isto é, a ideia de que não existe na ciência uma racionalidade única. O único princípio que não inibe o progresso é “tudo vale” e toda teoria deve se mostrar persuasiva, recorrer a recursos teóricos de propaganda para convencer a comunidade científica.
Bons estudos!