O filósofo Karl Popper é um importante teórico da História e Filosofia da Ciência. Ele propôs uma mudança na concepção de progresso científico. Esta concepção ainda que tenha sido criticada, altera uma visão de progresso da ciência que vinha de um longo tempo.
O que é o Princípio de Falseabilidade em Popper?
Soluções para a tarefa
Olá,
Karl Popper contesta o princípio de verificabilidade dos filósofos reunidos informalmente no conhecido Círculo de Viena, movimento intelectual ocorrido em 1920, que reuniu nomes proeminentes do pensamento humano: filósofos, sociólogos, economistas e matemáticos, preocupados principalmente, com os critérios para as proposições apresentadas, ou seja, seus significados, concluíram que, o que não tivesse possibilidade de verificação, não caberia no saber científico, somente a lógica, linguagem, matemática e física teórica, justificariam as teorias científicas, desprezando assim, enunciados metafísicos.
Karl Popper, afirma entretanto, que a verificação das proposições, seu caráter verdadeiro ou falso, devem ser baseado no princípio da refutabilidade ou falseabilidade. Ao contrário do empirismo neopositivista do Círculo de Viena, propunha como método de verificação, o princípio da falsidade de uma teoria, isto é, o momento da crítica, quando é possível refutar as proposições, é o que define o saber científico.
Com método hipotético-dedutivo, considera também, a tradição racionalista, o livre debate em busca da verdade e do progresso do conhecimento, indo além da lei histórica, mas como virtude humana na discussão crítica, que aponta para o caráter hipotético do saber científico.