O fenômeno da escassez está presente em qualquer sociedade, seja ela rica ou pobre. Porém, em países desenvolvidos como por exemplo, os Estados Unidos e a Suíça, ela não é um problema tão grave como para países como Moçambique e a Etiópia, em que sequer as necessidades básicas da população são satisfeitas.
BOECHAT, A. M. da F. Economia e Sociedade. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Sobre a escassez assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A escassez significa ter pouco bens e recursos para atender a um determinado segmento da sociedade.
Alternativa 2:
A escassez é a situação em que os recursos são ilimitados podendo ser utilizados de diversas maneiras.
Alternativa 3:
A escassez estuda a relação existente entre o consumo consciente e inconsciente entre as pessoas que vivem em uma comunidade ou em um grupo social.
Alternativa 4:
A escassez é o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar seus recursos que são ilimitados, para produzir bens variados e para os distribuir para consumo, agora ou no futuro.
Alternativa 5:
A escassez existe porque as necessidades humanas a serem satisfeitas através do consumo dos mais diversos tipos de bens são infinitas e ilimitadas, ao passo que os recursos produtivos são finitos e limitados
Soluções para a tarefa
1 é falsa. Escassez é um princípio econômico de acordo com o qual sempre há uma quantidade finita de determinadas coisas, de modo que o seu preço reflete o interesse por esta coisa.
2 é falsa, esta é a situação oposta.
3 é falsa. Escassez é um pressuposto econômico e, apesar de relacionado com o fenômeno do consumo, não se limita a ele.
4 é falsa, pois quando se trata de escassez se trata de recursos limitados.
5 é falsa, de modo que a escassez é um fenômeno econômico e social antigo, que está na base da necessidade do desenvolvimento de sistemas econômicos.
Resposta:
Alternativa 5: A escassez existe porque as necessidades humanas a serem satisfeitas através do consumo dos mais diversos tipos de bens são infinitas e ilimitadas, ao passo que os recursos produtivos são finitos e limitados.
Explicação: