Física, perguntado por ricardonem10, 11 meses atrás

O fenômeno da difração ocorre com todos os tipos de ondas. A difração pode ser definida como a capacidade das ondas em contornar obstáculos. À medida que o tamanho da fenda por onde as ondas passam aumenta, o fenômeno de difração torna-se menos intenso. Com as ondas sonoras, por exemplo, pode-se perceber a ocorrência desse fenômeno quando duas pessoas mantêm a conversação mesmo quando há um obstáculo interposto entre elas, como um muro. Pelos estudos feitos até o momento, qual a diferença entre refração e difração?

Soluções para a tarefa

Respondido por debygremista7
6

Explicação:

Refração: Ocorre refração quando a onda muda seu meio de propagação.

A luz do Sol, por exemplo, vem da estrela através do vácuo e sofre refração ao entrar na atmosfera terrestre. Na refração, a velocidade de propagação da onda será alterada, pois a mudança de meio gera mudança no comprimento de onda. A frequência das ondas, por depender da fonte geradora, não é alterada na refração.

Difração: A difração trata da capacidade das ondas de contornar obstáculos.

Ao atingirem a fenda, as ondas que se propagavam na água contornaram o obstáculo e chegaram até o lado oposto dele, porém, com o formato circular. O tamanho da fenda em relação ao comprimento de onda das ondas influencia na ocorrência do fenômeno, assim, quanto maior for o comprimento de onda em relação à fenda, mais intensa será a difração.

Perguntas interessantes