O federalismo rompe com o sistema de relação direta entre os detentores do poder local e o centro de poder nacional prevalecente no Brasil Império. Na república, governadores ou presidentes, conforme denominado na respectiva constituição de cada estado, são eleitos e detêm uma enorme soma de poder que lhes advém do próprio texto constitucional. Eles dirigem e controlam a política do estado a partir de poderosas máquinas partidárias. Nesse processo, os coronéis, nos municípios, serão peças-chave. RESENDE, M. E. L. O processo político na primeira república e o liberalismo oligárquico. In: O Brasil Republicano: o tempo do liberalismo excludente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003 (adaptado). No contexto mencionado, a aliança entre o governo provincial e o coronelato garantia a) a dissolução da hierarquia regional. b) o exercício do voto secreto e universal. c) a escolha de candidatos oposicionistas. d) a manutenção da autoridade estadual. e) o esgotamento da política de compromissos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
A alternativa correta que relaciona o governo provincial e o coronelato é a D.
Após a Proclamação da República, instituiu-se a política dos governadores, que consistia no apoio dos governadores ao candidato à presidência em troca de favores para o estado que apoiou sua candidatura.
Os coronéis eram peça chave nisso, pois garantiam que os estados apoiariam determinado candidato a governador a partir do controle do voto aberto e ameaças.
Respondido por
1
Resposta:
d) a manutenção da autoridade estadual.
Perguntas interessantes