O fato a que a notícia jornalística se refere ganhou notoriedade pública devido à a) ambiguidade provocada pelos termos "tragédia" e "inferno", utilizadas na sentença. B) inadequação linguística cometida pelo magistrado, ao abandonar o vocabulário jurídico. C) substituição de expressões do jargão jurídico por termos próximos das variedades populares. D) influência da linguagem de áreas alheias ao direito, como o marketing, na redação de sentenças. E) ausência de termos jurídicos em documento oficial, causando estranheza entre os magistrados
Soluções para a tarefa
A alternativa C está correta. A notícia ganhou maior repercussão porque o magistrado trocou as expressões do jargão jurídico por linguagem simples.
Adequação linguística
A notícia relata um fato curioso, informa que um magistrado do Rio Grande do Sul inovou ao trocar os jargões jurídicos pela linguagem simples, isto é, coloquial ou informal.
A adequação do discurso corresponde a utilização da linguagem conforme a situação comunicativa. Por exemplo, ao falar com amigos, é utilizado a linguagem informal porque não é necessário apresentar fala/escrita mais culta.
No caso da notícia jornalística, o que desperta a atenção é que o profissional da área jurídica resolveu renunciar termos da área para se aproximar do interlocutor.
Leia mais sobre adequação linguística em https://brainly.com.br/tarefa/39104560