Biologia, perguntado por eduardahigino2, 10 meses atrás

o exame de idade óssea permite uma avaliação do estágio de crescimento de uma criança e da possível altura dela na idade adulta. trata-se de uma radiografia de mão e punho para determinar quanta cartilagem ainda existe nessa região. Sabendo que a cartilagem costuma ser substituída por tecido ósseo, como esse exame permite predizer a altura que as pessoas alcançarão?

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
217

Olá,

O exame de idade óssea possui o objetivo de avaliar o nível de desenvolvimento de um indivíduo, sendo que é nem sempre a idade de alguém corresponde à sua maturidade óssea. Nesse sentido, através da radiografia da mão e do punho é possível verificar a idade óssea de uma criança ou adolescente e saber qual é o seu nível de maturação dos ossos.

O crescimento em humanos termina quando há o fechamento das cartilagens, o que também acontece nas mãos e no punho. Portanto, examinando as mãos e punhos é possível saber o quanto alguém já desenvolveu seus ossos e, com base nisso, estimar a possibilidade de crescimento de uma pessoa.

Espero ter ajudado!

Respondido por rogerinho2007
7

Resposta:

Esta não é uma questão tão óbvia, mas é possível que muitos dos alunos já tenham feito esse tipo de exame, próprio dessa faixa etária. Como ainda não foi substituída por tecido ósseo, ou seja, ainda é composta de um tecido macio e flexível (cartilagem), essa região do corpo (e outras que ainda estão no mesmo estágio) pode crescer. Em outras palavras, é possível prever quanto essa região crescerá e, com isso, estimar a altura das pessoas.

Perguntas interessantes