ENEM, perguntado por camilaavescarol103, 1 ano atrás

O eu penso tem que poder acompanhar todas as minhas representações; pois, do contrário,seria representado em mim algo que não poderia de modo algum ser pensado, o que equivale adizer que a representação seria impossível ou, pelo menos para mim, nada seria. Portanto, todoo múltiplo da intuição possui uma referência necessária ao eu penso, no mesmo sujeito em queeste múltiplo é encontrado. Kant. Crítica da Razão Pura. Coleção Os Pensadores.Tendo como referência o texto acima, analise a relação entre o saber acerca do múltiplo de representações e a unidadeda consciência.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
1

Quando falamos da consciência do múltiplo, estamos discutindo um aspecto relevante da filosofia kantiana. Na prática, podemos resumir a discussão proposta por esta questão, dessa frma:

A consciência é responsável por fazer-nos compreender que somos uma unidade, mas que somos uma unidade diferente da unidade do outro. A consciência do múltiplo, portanto, nos permite fundamentar nossa própria identidade, ao diferenciá-la daqueles que não são nosso eu.

As representações aqui discutidas, neste sentido, tem como referência um sujeito, que é o responsável por ter consciência (múltiplos não tem consciência, senão aquela derivada dos eus).

Podemos afirmar, portando, que a relação entre o saber acerca do múltiplo de representações e da unidade de consciência é o primeiro passo em direção à construção de uma auto-consciência.

Perguntas interessantes