Pedagogia, perguntado por nanabritocorr, 1 ano atrás

O estudo do corpo humano é dotado de complexidade e representa um tema de fundamental importância para a aprendizagem infantil. Vários pesquisadores têm considerado essa importância, indicando diferentes abordagens que auxiliam no desenvolvimento desse trabalho no contexto escolar, desde o início da Educação Básica.
De que modo o ensino de Ciências Naturais pode abordar o conhecimento do corpo humano, contribuindo para a compreensão de aspectos estruturais e funcionais, assim como para a construção de hábitos mais saudáveis?
ALGUEM AJUDA POR FAVOR!!

Soluções para a tarefa

Respondido por Lucilap
28

O ensino de Ciências Naturais pode abordar o conhecimento do corpo humano a partir do indivíduo como um conjunto integrado, trabalhando organicamente para a manutenção da vida.


Tradicionalmente utilizado nas escolas,  o ensino fragmentado do corpo humano - estudo dos órgãos e de suas funções isoladamente - dificulta a contextualização e a compreensão dos alunos quanto aos aspectos estruturais e funcionais.


O professor deve proporcionar situações problematizadoras, evidenciando as relações entre partes e funções do corpo. Para a construção de hábitos mais saudáveis, tais situações devem estimular a reflexão sobre a relação entre o bom funcionamento do corpo com noções de saúde, autocuidado e nutrição, por exemplo. 


gabsjfs2: Obrigada, me ajudou muito!!!!!!
Respondido por ferretti
2

O ensino de Ciências Naturais é uma parte fundante da formação dos indivíduos, já que colabora para o repertório intelectual, bem como para o autoconhecimento, que se faz fundamental também por favorecer o respeito à própria natureza.

Neste sentido, a educação escolar é um ótimo meio de se obter conhecimentos a respeito do mundo em que habitamos, e favorecer um ensino de Ciências Naturais com qualidade e integridade, é possibilitar a ampliação do capital cultural e intelectual dos indivíduos.

Conhecer a si é conhecer o mundo!

Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/7287542

Anexos:
Perguntas interessantes