O desenvolvimento do Brasil foi relevante se comparado a outras nações do “segundo mundo”?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A teoria dos mundos é uma perspectiva econômica que visa classificar os países com base em três níveis de desenvolvimento. Essa teoria era mais adequada para explicar a correlação internacional econômica entre os anos de 1945 e 1990. Hoje em dia, ela é considerada obsoleta.
Os três “mundos” da economia global, segundo essa perspectiva, colocariam em separação o grupo de países capitalistas desenvolvidos (primeiro mundo), os países autodeclarados socialistas ou de economia planificada (segundo mundo) e os países capitalistas subdesenvolvidos e considerados “não alinhados” durante a Guerra Fria (terceiro mundo).
O primeiro mundo englobou, portanto, países como Estados Unidos, Inglaterra, França e alguns poucos outros, considerados como potências econômicas internacionais e, alguns deles, também potências militares. Esses países protagonizaram o bloco capitalista da Guerra Fria. Diante desse contexto, os europeus aproximaram-se mutualmente naquilo que mais tarde se transformou em União Europeia.
O segundo mundo, por sua vez, envolvia a extinta União Soviética e os países a ela alinhados, como Cuba, Iugoslávia, China (que mais tarde rompeu sua aliança com os soviéticos), Coreia do Norte e outros. Com o fim da Guerra Fria, esse “mundo” praticamente deixou de existir, pois a maioria dos países de economia planificada teve que se abrir para a economia de mercado.
O terceiro mundo, assim, reuniu os demais países, que se autodeclararam como “não alinhados”. Ele era basicamente formado por economias periféricas ou em desenvolvimento, como o Brasil, a Argentina, muitos países do continente africano, a Índia e muitos outros.
Explicação: