O estudo das relações internacionais visa a compreensão de eventos pertinentes às relações entre os estados dentro de um recorte temporal determinado. Com efeito, para a abordagem do seu objeto o estudioso das relações internacionais precisa estabelecer o método de a ser utilizado. Acerca do método,é correto dizer:
Soluções para a tarefa
Resposta:
A abordagem quantitativa busca elementos mensuráveis para explicar uma realidade e abordagem qualitativa vale-se de elementos não necessariamente quantificáveis, mas que ajudam a compreender a realidade do objeto de estudo.
Explicação:
Ao se aprofundar nessas questões, Sarfati (2005) busca identificar os elementos, atores e proposições que compõem a realidade dos estudos das Relações Internacionais (ontologia). O autor questiona a forma como o conhecimento, na área das RI, é gerado, no sentido de identificar aquilo que pode ou não ser privilegiado nas análises (epistemologia). Por fim, Sarfati pondera sobre as formas de pesquisar Relações Internacionais (metodologia quantitativa e/ou qualitativa). Enquanto a abordagem quantitativa busca elementos mensuráveis para explicar uma realidade, a qualitativa vale-se de elementos não necessariamente quantificáveis, mas que ajudam a compreender a realidade do objeto de estudo. Daí a pertinência, no estudo das Relações Internacionais, das teorias que buscam explicar, identificando relações de causa e efeito, e de outras que buscam entender a realidade.