O estudo da psicologia, baseado na visão histórica e social dos processos de desenvolvimento infantil, apresentado por Vygotsky, aponta que “o brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas
possibilidades de interpretação, de expressão e de ação das crianças assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.” (BORBA, Ângela M. Orientações para inclusão da criança de 6 anos.SEE.2007)
Para melhor compreender o que diz Vygotsky no texto acima, pode-se dizer que:
A brincadeira é um espaço privilegiado de interação e confronto de diferentes crianças com diferentes pontos de vista.
A brincadeira é uma situação organizada, na qual a criança tem que tomar decisões pertinentes a diversas situações que surgem nos contextos criados.
A brincadeira permite que a criança reproduza os valores que vivencia diariamente, ajudando-a a socializar-se.
A brincadeira oportuniza que a criança, de modo ativo, reinterprete o mundo, produzindo novos saberes e práticas.
Soluções para a tarefa
No que se refere a influência da brincadeira na aprendizagem com base na compreensão do texto de Vygotsky é que a brincadeira se torna um ambiente privilegiado por permitir a interação de diferentes crianças que apresentam pontos de vista diferentes. Assim, a alternativa correta é a alternativa A).
Brincadeira e aprendizagem
A brincadeira como um ambiente que permite a interação entre crianças com diferentes pontos de vistas permite que durante esse processo interativo as crianças compreendam por exemplo determinadas regras, a liberdade durante a brincadeira, aprendendo a lidar e respeitar os limites.
Outros pontos importantes relacionados a brincadeira no ensino e aprendizagem está relacionado com a estimulação do desenvolvimento:
- Físico
- Cognitivo
- Social
Entenda mais sobre Brincadeira e aprendizagem em: https://brainly.com.br/tarefa/51495826
#SPJ1