o que exatamente diz a cancao e preciso saber viver
Soluções para a tarefa
Resposta:
O homem que cantou o amor para o Brasil dedica seu 31° disco, “Amor é Isso”, exatamente para o sentimento responsável por ter enterrado os “anos terríveis” de bebedeiras, drogas e perdas.
O momento de descoberta vem logo na primeira canção. “Era um universo puro de uma pessoa / Que me viu um mundo morto portador de vida / Como um beija-flor perdido no próprio jardim”, ele canta em “Convite Para Nascer de Novo”,feita em parceria com Marisa Monte e Dadi.
A redescoberta do amor nessa fase da vida vem pelas mãos da pedagoga Fernanda Passos, sua namorada de 27 anos, mas é algo enraizado no coração, agora “biônico”, do senhor de cabelos grisalhos, mas ainda rebeldes.
Na melhor tradução da filosofia hippie, Erasmo recusa terapia e religiões. “Elas carregam seus dogmas discutíveis, suas coisas incrivelmente terríveis”, observa.
Apesar da fama de mau, esse gigante de 1,89 metros não poderia ser mais diferente do amigo camarada, que, a propósito, ele encontra cada vez menos. “Mas a gente se liga. Se benze, como a gente diz”.
Pragmático, Erasmo segue apenas uma sentença: “O mundo utópico é uma maravilha, é o mundo que eu rezo e que eu sigo”.
“O amor sempre tem carga política para quem não ama. Acho que o amor incomoda muitas pessoas. Têm pessoas que não conseguem amar.” – Erasmo Carlos
Coração biônico
Em uma tarde de brisa agradável, a dois dias do lançamento do disco, Erasmo desce as escadas até o quintal de sua espaçosa casa, em uma rua sossegada na Barra, zona oeste do Rio, a poucos metros da praia. Entre o verde das paredes da casa e do extenso gramado, o Tremendão aparece de preto.
É uma de suas primeiras entrevistas após um período de recuperação. No processo de finalização do disco, Erasmo teve que parar tudo para um procedimento médico. Justamente quando o coração se enchia de esperança, sentiu um descompasso. Desmaiava com frequência, inclusive durante o sono.
Teoricamente você fica morto e, em alguns segundos, você volta. Mas e se não voltar?
Era uma anomalia na carótida, importante artéria do coração. De um dia para o outro, se viu na maca, com um implante de marca-passo. Horas depois, fez um vídeo no Instagram mostrando o curativo no peito: “Que tiro foi esse?”, brincou.
“Você sabe que pode dar alguma coisa, mas não dá medo. Tem que fazer, faz. Pensa positivo que vai dar certo, como deu”, explica. “Se não desse, não deu. Eu não estaria nem aqui para lamentar”, diz, com riso no canto da boca.
Ele faz questão de mostrar a cicatriz: “Agora eu tô ligado para caramba”.
Filosofia do Tremendão
Não busco nada na religião, cara. Busco minha fé e a minha própria religião dentro de mim no que eu sou, no que eu acredito, na boa fé, na bondade, no pensamento positivo e no amor – sobre religião