Biologia, perguntado por lilikazec, 9 meses atrás

O ESTRÔNCIO - 90 é um resíduo radioativo liberado em acidentes ocorridos em usinas nucleares. É absorvido pelas RAÍZES dos vegetais que servem de alimento a VACAS cujo leite pode ser bebido por MULHERES que estão amamentando. Na criança, incorpora-se aos OSSOS, podendo causar anomalias em células da medula óssea vermelha, produtora do SANGUE.

No texto acima, alguns termos estão destacados. Indique o mais alto nível de organização de cada um deles, respectivamente.

Soluções para a tarefa

Respondido por mayaravieiraj
9

Os dois elementos mais perigosos e preocupantes do acidente são o iodo radioativo e o césio, que são subprodutos da fissão nuclear do urânio.

O césio chega a se decompor e produzir 137m de bário (daí o nome Césio 137) e passa a emitir raios gama, o que é extremamente prejudicial à saúde por ter um forte poder de penetração que pode invadir células humanas e causar a morte.

Em um acidente nuclear, os materiais nucleares são expostos ao meio ambiente, que libera materiais radioativos no ar e no solo e essas substâncias poluem plantas, rios, animais e pessoas ao seu redor.

Perguntas interessantes