O estímulo ambiental interage com o receptor sensorial e altera suas propriedades. Por exemplo, um estímulo mecânico movimenta os mecanorreceptores , os fótons luminosos são absorvidos por pigmentos em fotorreceptores da retina, os estímulos químicos reagem com quimiorreceptores que ativam proteínas G. Entretanto, todos os estímulos sensoriais para serem percebidos devem causar alterações capazes de disparar potenciais de ação. Desta forma, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. As alterações ocasionadas pelo estímulo sensorial fazem com que canais iônicos localizados na membrana do receptor se abram ou se fechem, modificando o fluxo de íons, gerando um potencial receptor.
b. As alterações ocasionadas pelo estímulo sensorial ativam canais iônicos localizados na membrana do neurônio eferente fazendo com que o fluxo de Na+ diminua causando a despolarização.
c. As alterações ocasionadas pelo estímulo sensorial tem como consequência o fechamento de canais de K+ dependentes de acetilcolina, deixando o potencial de membrana mais negativo que o repouso.
d. As alterações ocasionadas pelo estímulo sensorial fazem com que a membrana do neurônio aferente repolarize.
e. As alterações ocasionadas pelo estímulo sensorial fazem com que os canais iônicos localizados na membrana do receptor sejam inativados.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
b. As alterações ocasionadas pelo estímulo sensorial ativam canais iônicos localizados na membrana do neurônio eferente fazendo com que o fluxo de Na+ diminua causando a despolarização.
Em se tratando de movimentos de despolarização, observa-se que as alterações ocasionadas pelo estímulo sensorial levam à ativação de canais iônicos na membrana dos neurônios eferentes.
A partir daí, o fluxo de sódio é reduzido, gerando um potencial de despolarização na célula, ou seja, causando a mudança de polarização das células, permitindo a liberação de moléculas. Estas alterações são fundamentais para que as possam manter seu estado de funcionamento, através da movimentação de partículas e moléculas.
Perguntas interessantes