Português, perguntado por sthefanyaiabe, 1 ano atrás

O estilo de Guimarães Rosa caracteriza-se por transfigurar literariamente a fala do sertanejo das Minas Gerais. Para isso, funde a variedade padrão da língua portuguesa e algumas linguas estrangeiras com as variações regionais, além de mesclar prosa e poesia, criando uma obra ao mesmo tempo densa e bela. Destaque do trecho lido:
•Um exemplo de transfiguração literária da oralidade popular.
•Um exemplo da fusão entre prosa e poesia.

Soluções para a tarefa

Respondido por Joselittle
44

Guimarães Rosa foi um importante escritor do modernismo brasileiro, conhecido por suas narrativas que ambientam-se quase sempre nos sertões brasileiros e também pela presença de formas de falar com características populares e regionais. Como exemplo de trecho destacando a transfiguração literária da oralidade popular, temos:

"Diadorim me chamou, fomos caminhando, no meio da queleléia do povo. Mesmo eu vi o Hermógenes: ele se amargou engulindo de boca fechada. – 'Diadorim' – eu disse – 'esse Hermógenes está em verde, nas portas da inveja...,' Mas Diadorim por certo não me ouviu bem, pelo que começou dizendo: – 'Deus é servido...''

Além disso, Guimarães Rosa também criou diversos vocábulos juntando os arcaísmos às palavras populares, gerando invenções e intervenções, tanto semânticas quanto sintáticas. Em relação a fusão entre prosa e poesia:

"Que isso foi o que sempre me invocou, o senhor sabe: eu careço de que o bom seja bom e o ruim ruim, que dum lado esteja o preto e do outro o branco, que o feio fique bem apartado do bonito e a alegria longe da tristeza! Quero os todos pastos demarcados... Como é que posso com este mundo? Este mundo é muito misturado."

Perguntas interessantes