ENEM, perguntado por grecykelly8870, 11 meses atrás

O estamento burocrático é árbitro da nação, dassuas classes, regulando materialmente a economia,funcionando como proprietário da soberania. As demaisestratificações sociais, classes ou estamentos, são porele condicionadas, carecendo de valor simbólico próprio.Aquelas não logram organizar-se impulsionadas pelanecessidade telúrica, existem como "simples imitação eprática administrativas". Um sopro as deslocará,transformando-as em pó, sem que resistam ao seuimpério.Raymundo Faoro. Os Donos do poder. Rio de JaneiroPorto Alegre-São Paulo: Globo, 1958, p. 262.A partir das idéias do texto apresentado e das reflexõesde Raymundo Faoro acerca desse assunto, assinale aopção correta.A As classes sociais são independentes do estamentoburocrático.B O estamento burocrático é o quadro administrativo, oaparato da máquina governamental dos governosdemocráticos.C Existe um grupo com idéias, sentimentos e interessesde classe ao qual o Estado confia as tarefasfuncionais do governo.D O Estado liga-se ao estamento burocrático por meiode intermediários, que têm plena autonomia emrelação ao governo.E As classes regulamentam a economia.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
3

A As classes sociais são independentes do estamento burocrático.

O Estado burocrático pode ser considerado como um governo ditatorial, coercitivo e autoritário, visto que as demais classes sociais existem somente de forma superficial, enquanto o verdadeiro poder encontra-se dentro dos agentes de governo.

Diante disso, regimes com o Nazismo e Fascismo encontravam-se nestes moldes, e ao longo do tempo, geraram revolta e resistência por parte da população, principalmente por conta da ausência de direitos humanos, principalmente em relação a dignidade.

Perguntas interessantes