O Estado não é uma ampliação do círculo familiar e,ainda menos, uma integração de certos agrupamentos, decertas vontades particularistas, de que a família é o melhorexemplo. Não existe, entre o círculo familiar e o Estado, umagradação, mas antes uma descontinuidade e até umaoposição. A indistinção fundamental entre as duas formas éprejuízo romântico que teve os seus adeptos maisentusiastas durante o século XIX. De acordo com essesdoutrinadores, o Estado e as suas instituições descenderiamem linha reta, e por evolução simples, da família. A verdade,bem outra, é que pertencem a ordens diferentes emessência. Só pela transgressão da ordem doméstica efamiliar é que nasce o Estado e que o simples indivíduo sefaz cidadão, contribuinte, eleitor, elegível, recrutável eresponsável, ante as leis da cidade. Há nesse fato um triunfodo geral sobre o particular, do intelectual sobre o material,do abstrato sobre o corpóreo e não uma depuraçãosucessiva, uma espiritualização de formas mais naturais erudimentares, uma procissão das hipóstases, para falarcomo na filosofia alexandrina. A ordem familiar, em suaforma pura, é abolida por uma transcendência.Sérgio Buarque de Holanda. Raízes do Brasil.São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 141.Com base no texto acima, assinale a opção correta.A A formação do Estado representa o surgimento de umanova ordem independente do círculo familiar.B O Estado é uma evolução natural da ordem domésticae familiar.C A ordem familiar só pode existir em sua forma pura.D Indivíduo e cidadão são sinônimos.E As diferenças entre ordem familiar e ordem estatal sãosuperficiais.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
B O Estado é uma evolução natural da ordem doméstica e familiar.
A partir das concepções que definem a origem das ordens domésticas e familiares, observa-se que a formação do Estado se dá da mesma forma, no sentido de procurar o estabelecimento de regras e concepções aos indivíduos.
Para isso, assim como nos ambientes familiares existem regras para que se mantenha o equilíbrio entre as diferenças, o Estado também conta com agentes da lei para atuar contra qualquer tipo de atividade que perturbe o equilíbrio social.
Respondido por
1
Resposta:
B O Estado é uma evolução natural da ordem doméstica e familiar.
Explicação:
Perguntas interessantes
Física,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás