História, perguntado por felipesoares50pd263v, 11 meses atrás

O Estado é algo que integra a nossa vida e por vezes o vemos como algo natural, o que nem sempre nos instiga a compreendermos seu papel, função e inter-relações. É imprescindível refletirmos sobre este e a influência na vida em sociedade, pois dele derivam diretrizes e regulamentações que incidem diretamente em nosso cotidiano. VILANOVA, Welington; SOUZA, Priscila Almeida de. Estado, sociedade e movimentos sociais. Maringá-PR: UniCesumar, 2018. Acerca do Estado aprecie as assertivas: I. As conquistas materiais do mundo capitalista não seriam possíveis sem a existência do Estado e das liberdades alcançadas pelo indivíduo nesse sistema. II. Criou um aparato para transmissão de valores, como a escola, a família e até a igreja, como instâncias de poder que servem como instrumento de doutrinação da população. III. As posturas adotadas em nome do Estado sempre estão associadas aos grupos populares que se relacionam com o poder político e econômico.

Soluções para a tarefa

Respondido por baldaiacharles
7

Resposta:

I - Acumulação de capital individual exige que o Estado garanta essa direito ao indivíduo, ou seja, é necessário que o Estado garanta o direito a propriedade. Não existisse a figura do Estado e de sua força policial para proteger a propriedade privada e o indivíduo não teria motivação para acumular capital, indispensável para a lógica do capitalismo.

II - O Estado pressupõe a lógica de pertencimento nacional, de nacionalidade. Quanto as instituições em questão, a imposição de poder se dá das seguintes maneiras:

a. Escola - através da imposição do conhecimento linguístico que une uma população, do conhecimento de história (quem está certo ou errado, quem explora e quem conquista etc.) da geografia, qual o papel do Estado dentro do contexto global etc.

b. da família: da instituição do que é família, quem são seus membros, quem tem autoridade e quem obedece. É dever do Estado proteger a família que é a primeira instituição de sociabilização do indivíduo.

c. A igreja: Parte mais do Estado antes dos movimentos iluministas. Nos Estados com religião católica do século XVIII, com o caso do império do Brasil, pessoas que não fossem de fé católica não eram considerados cidadãos e, por isso, não tinham direitos para com o Estado.

III. O poder político está diretamente relacionado a grupos civis ou econômicos de relevância nacional. Podemos verificar isso na política dos barões do Café do XIX, coronelismo da segunda metade do mesmo século, ascensão da classe urbana no início do XX, militarismo na segunda metade do XX e ascensão operária no início do XXI.

Explicação:


felipesoares50pd263v: Estão corretas I e II.

está certa essa tua está errado irmão
Perguntas interessantes