Geografia, perguntado por ruimorais1687, 11 meses atrás

O estado de São Paulo, maior produtor de cana-de-açúcar do país, já tem 40% do corte de cana mecanizado. A tendência de substituição de mão de obra traz à tona a questão polêmica do desemprego e da capacitação dos trabalhadores do corte manual. Cada colheitadeira substitui 100 cortadores de cana e levanta a questão do que vai acon¬tecer com o excedente de mão de obra. REDE SOCIAL DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS. Direitos Humanos e a Indústria da Cana. Disponível em: . Acesso em: mar. 2015. Na Inglaterra, onde o emprego da máquina era mais generalizado, surgiu o ludismo, movimento que recebeu o nome de seu líder, Ned Ludd. O sentimento de insegurança e os terrores da miséria convence¬ram Ludd e seus seguidores da malevolência da máquina, considerada a inimiga principal. Podemos ter uma ideia do que foi esse movimento, por uma carta ameaçadora que Ludd endereçou a um certo empresário de Hudersfield, em 1812: "Recebemos a informação de que és dono dessas detestáveis tosquiadoras mecânicas. Fica avisado de que se elas não forem retiradas até o fim da próxima semana eu mandarei imedia¬tamente um de meus representantes destruí-las... E, se o Senhor tiver a imprudência de disparar contra qualquer dos meus homens, eles têm ordem de matá-lo e queimar toda a sua casa". CALDAS, Sielen Barreto. Microcrédito: trabalho como autonomia. Disponível em: . Acesso em: mar. 2015. Sobre os excertos, é correto afirmar que a) apenas no primeiro encontramos a polêmica gerada pela me¬canização do trabalho. b) o primeiro trata do risco de desemprego atual e o segundo, no século XVIII. c) ambos referem-se à revoltas armadas dos trabalhadores contra o patrão. d) ambos tratam da crise do emprego acarretada por inovações tecnológicas. e) ambos são contrários à mecanização do sistema produtivo.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
4
Olá, tudo bem?

A alternativa A é incorreta, pois a polêmica é encontrada em ambos os textos.

A alternativa B é incorreta, pois o segundo texto faz referência à uma ocorrência de 1812 e, portanto, do século XIX, não XVIII.

A alternativa C é incorreta, pois a revolta armada só aparece no segundo texto.

A alternativa D é a alternativa correta, pois representa acertadamente os temas dos dois textos apresentados.

A alternativa E apresenta certo grau de confusão, mas é incorreta, pois apenas o segundo apresenta a ideia de contrariedade à mecanização do sistema produtivo, o primeiro apenas aponta as consequências indesejáveis deste processo.
Perguntas interessantes