História, perguntado por celiacost8514, 1 ano atrás

O Estado centralizado do início da Idade Moderna atendeu aos interesses da nobreza e dos burgueses ao mesmo tempo. Justifique a afirmativa com pelo menos dois argumentos.

Soluções para a tarefa

Respondido por erickm5
3

As concessões dos estados modernos aos interesses da nobreza e dos burgueses pode ser compreendida e justificada a partir dos contextos da Reforma Protestante e da consolidação da imprensa.

Os interesses da nobreza e da burguesia

Os nobres e burgueses dentro dos Estados absolutistas do início da Idade Moderna ansiavam por mais poder político e econômico dentro destas estruturas.

Muitas vezes isso não era permitido em virtude dos vínculos estabelecidos pelas monarquias com a Igreja Católica ao longo da Idade Média. Ela detinha muita influência sobre os rumos econômicos, políticos e sociais dos estados.

A Reforma Protestante, e a eventual transição para doutrinas luteranas e anglicanas como correntes dissidentes de cristianismo, por exemplo, proporcionavam maior autonomia do Estado em relação ao poder constituído da Igreja.

Paralelamente, a disseminação da imprensa acelerou a difusão de ideias sobre a consolidação de estados absolutistas à revelia da aprovação da Igreja Católica, mediante textos e livros escritos por pensadores da filosofia e práxis absolutista como Hobbes e Maquiavel.

Saiba mais sobre a Idade Moderna em https://brainly.com.br/tarefa/53220099

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes