Geografia, perguntado por mimirohden, 11 meses atrás

O Espaço geográfico mundial: diversidade e regionalização!(minimo 20 linhas)

Soluções para a tarefa

Respondido por sla987
3

Resposta:

Tendo em vista que região é apenas uma classificação observada pelo homem na observação do espaço geográfico, existem várias formas de regionalizar o espaço geográfico. Portanto, existem áreas subjetivamente aceitas pelas pessoas no cotidiano e áreas cuidadosamente formuladas de acordo com as normas científicas, que devem obedecer a premissas e conceitos de ordem natural ou social. Portanto, a regionalização socioeconômica do espaço mundial é uma forma de realizar a divisão entre os diferentes países de acordo com o nível de desenvolvimento no âmbito do capitalismo contemporâneo.

Basicamente, é uma atualização da chamada "teoria do mundo", que se baseia no primeiro mundo (capitalistas desenvolvidos), no segundo mundo (economia planejada ou "socialistas") e no terceiro mundo (capitalistas subdesenvolvidos). A terra é regionalizada. No caso da regionalização socioeconômica, considerando que após a queda do Muro de Berlim, o socialismo ou o planejamento não estão mais abertos ao nível internacional, apenas se considera a existência do primeiro e do terceiro mundos.

A maioria dos países ricos é considerada como localizada nas terras emergentes no norte da terra, enquanto os países pobres estão principalmente no sul. No entanto, essa divisão não segue estritamente os limites cartográficos da Terra, dos países centrais do hemisfério sul (como a Austrália) e dos países vizinhos do hemisfério norte (como a China).

Nos países menos desenvolvidos do sul, também existem diferenças óbvias. Por um lado, existem alguns países com pouca ou nenhuma industrialização, como economias que estão basicamente centradas na indústria primária; por outro, existem os chamados países "emergentes" ou "sub-industrializados", como os BRICS (exceto Rússia) , Tigres asiáticos e outros. Alguns desses países, como a China, têm economias muito desenvolvidas em termos de produção e criação de riqueza, mas têm condições sociais limitadas, má distribuição de renda, analfabetismo, pobreza e vários problemas.

Explicação:

Perguntas interessantes