O espaço escolar é um local privilegiado para o contato de grupos sociais com interesses distintos, organizados por meio de uma prática inclusiva e democrática. O saber histórico escolar revela as relações de forças presentes nessa sociedade e materializa as disputas de memórias.
Dessa forma, como o conhecimento histórico relaciona-se com essa questão?
A.
O conhecimento histórico, produzido no âmbito acadêmico e apropriado pelo conhecimento histórico escolar, deve demonstrar as formas de consciência histórica na qual os indivíduos estão inseridos e refletir a representatividade dos grupos sociais e políticos.
B.
A cultura dominante de uma sociedade deve ser o modelo padrão ensinado, pois a maioria deve se curvar à minoria, refletindo uma lógica matemática que ordena a sociedade e reforça os papéis sociais desempenhados pelos indivíduos e seus respectivos grupos.
C.
Historicamente a formação do Brasil foi ancorada em três segmentos étnicos: o europeu-português, o africano-negro e o indígena-americano. Por isso, o saber histórico escolar deve refletir, exclusivamente, as contribuições de cada segmento para o processo de colonização brasileira.
D.
No final do século XIX e início do século XX, uma nova dinâmica étnica e social foi inserida na sociedade brasileira, com a presença de imigrantes europeus, árabes e asiáticos. Entretanto, com respeito à colonização brasileira, a contribuição desses povos deve ser relativizada e amenizada.
E.
A colonização brasileira organizou três grupos antagônicos que se relacionaram pacificamente por meio da habilidade nata do português em colonizar. O ensino de História do Brasil deve reforçar o caráter benéfico da colonização portuguesa e refletir a organização pacífica da nossa sociedade.
Soluções para a tarefa
Resposta: A
Explicação:
O conhecimento histórico, produzido no âmbito acadêmico e apropriado pelo conhecimento histórico escolar, deve demonstrar as formas de consciência histórica na qual os indivíduos estão inseridos e refletir a representatividade dos grupos sociais e políticos. Em uma sociedade que deseja ser democrática, a diversidade étnica e cultural deve ser refletida no ensino da história do país, questionando e demonstrando os elementos que tornaram possível a configuração atual dos papéis sociais desempenhados pelos indivíduos e seus respectivos grupos. Apesar de historicamente a formação do Brasil ter sido ancorada em três segmentos étnicos (europeu-português; o africano-negro e o índigena-americano), a história do país não deve ser resumida aos três segmentos, sendo necessário incluir, também, a contribuição de outros grupos, como aqueles que se inseriram no tecido social no final do século XIX e início do século XX, com a presença de imigrantes europeus, árabes e asiáticos. Esse ensino deve demonstrar os embates, antagonismos e contradições dos grupos que compõem a sociedade, não refletindo mitos como um suposto caráter benéfico da colonização ou uma história pacífica.
Resposta:
Resposta A.
O conhecimento histórico, produzido no âmbito acadêmico e apropriado pelo conhecimento histórico escolar, deve demonstrar as formas de consciência histórica na qual os indivíduos estão inseridos e refletir a representatividade dos grupos sociais e políticos.
Explicação:
Por que esta resposta é a correta?
O conhecimento histórico, produzido no âmbito acadêmico e apropriado pelo conhecimento histórico escolar, deve demonstrar as formas de consciência histórica na qual os indivíduos estão inseridos e refletir a representatividade dos grupos sociais e políticos. Em uma sociedade que deseja ser democrática, a diversidade étnica e cultural deve ser refletida no ensino da história do país, questionando e demonstrando os elementos que tornaram possível a configuração atual dos papéis sociais desempenhados pelos indivíduos e seus respectivos grupos. Apesar de historicamente a formação do Brasil ter sido ancorada em três segmentos étnicos (europeu-português; o africano-negro e o indígena-americano), a história do país não deve ser resumida aos três segmentos, sendo necessário incluir, também, a contribuição de outros grupos, como aqueles que se inseriram no tecido social no final do século XIX e início do século XX, com a presença de imigrantes europeus, árabes e asiáticos. Esse ensino deve demonstrar os embates, antagonismos e contradições dos grupos que compõem a sociedade, não refletindo mitos como um suposto caráter benéfico da colonização ou uma história pacífica.