Ed. Moral, perguntado por croddrigues, 7 meses atrás

O ensino religioso oferecido atualmente nas escolas brasileiras não tem sido eficiente no combate à intolerância no ambiente escolar. O estudo Laicidade e Ensino Religioso no Brasil, realizado em 2010 pelas pesquisadoras Debora Diniz, Tatiana Lionço e Vanessa Carrião, da Universidade de Brasília, revelou que o foco do ensino está na religião cristã. Para chegar a essa conclusão, as pesquisadoras avaliaram as legislações estaduais sobre ensino religioso e uma amostra de 25 livros didáticos adotados no país. Com isso, o ensino religioso, de modo geral, “ignora a diversidade e o pluralismo cultural da sociedade brasileira, estimula a intolerância e transmite preconceitos”, segundo as pesquisadoras. Especialistas alertam que as situações de discriminação, ao afetar a autoestima dos estudantes, acabam prejudicando seu desempenho escolar, levando à repetência, à evasão ou à transferência para outras escolas. O último relatório do Pisa 2015, sobre bem-estar dos estudantes, revela que a proporção de estudantes que relataram ter sido vítimas de bullying é maior em escolas com percentuais elevados de reprovação, com clima escolar negativo e onde os alunos consideram que os professores não os tratam de forma justa. Disponível em: Acesso em: 01 ago. 2020. O Brasil é um país multicultural, marcado pelo encontro entre as culturas do colonizador, dos povos nativos, dos povos africanos escravizados e a cultura das demais sociedades que se instalaram no país ao longo dos tempos. Entretanto, ainda observamos que, muitas vezes, as instituições e a sociedade em geral privilegiam elementos advindos apenas da cultura do colonizador, como é o caso do aspecto religioso. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir. I. Os resultados do estudo “Laicidade e Ensino Religioso no Brasil” revelam que há desequilíbrio na representatividade da diversidade religiosa brasileira nos livros didáticos. II. Mesmo somados, os índices de citações em livros didáticos de grupos religiosos de matrizes indígenas e afrobrasileiras não superam o índice de citações referentes à religião islâmica. III. As citações referentes a segmentos do judaísmo em livros didáticos brasileiros são mais numerosas que as menções às religiões orientais. É correto o que se afirma em Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: III, apenas. Alternativa 4: I e II, apenas. Alternativa 5: I e III, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por nicealtenhofen02
1

Resposta:

Alternativa 04 = I e II apenas

Explicação:

I. Os resultados do estudo “Laicidade e Ensino Religioso no Brasil” revelam que há desequilíbrio na representatividade da diversidade religiosa brasileira nos livros didáticos.

Correto -  pois só o Cristianismo é responsável por 65% dos índices.

II. Mesmo somados, os índices de citações em livros didáticos de grupos religiosos de matrizes indígenas e afrobrasileiras não superam o índice de citações referentes à religião islâmica.

Correto - pois citações indígenas marcam 2% e as afrobrasileiras marcam 3%, sendo assim as duas juntas somam 5%, assim não superam as citações islâmicas que marcam 8%.

III. As citações referentes a segmentos do judaísmo em livros didáticos brasileiros são mais numerosas que as menções às religiões orientais.

Errado - pois as citações do judaísmo marcam 7%, enquanto as citações orientais marcam 12%

Perguntas interessantes