Artes, perguntado por ricardorafhael978, 1 ano atrás

biografia machado de assis resumo? podem ajudar

Soluções para a tarefa

Respondido por arianevitorinop8r0xn
0
Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) é considerado o maior nome da Literatura Brasileira. Viveu entre os períodos do Romantismo e do Realismo. Ele foi um escritor completo: escreveu vários romances, além de contos, teatro, coletâneas de poemas e mais de seiscentas crônicas. Ele também foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, como também o seu primeiro presidente.  
Vida 
Ele nasceu numa chácara no morro do Livramento (Rio de Janeiro) em 21/06/1839 (época do Brasil Imperial). Era filho de um pintor (José Francisco Machado de Assis) e de uma lavadeira (Leopoldina Machado de Assis). Sua família era humilde e ele foi criado pela madrasta após perder a sua mãe ainda na infância.
Estudou em escola pública, trabalhou como aprendiz de tipógrafo, revisor, funcionário público e colaborou em algumas revistas da cidade (Gazeta de Notícias, Jornal do Comércio e Revista Ilustrada). Publicou seu primeiro poema em 1855 na revista Marmota Fluminense.
Casou-se com Carolina em 1869 (o casal não teve filhos). Morreu de câncer em 1908, no Rio de Janeiro, deixando-nos o legado de uma obra literária monumental.
Obra
Seu livro de estreia foi "Ressurreição" (publicado em 1872) e a sua obra se divide entre as épocas do Romantismo (primeira fase) e do Realismo (segunda fase).

Na fase romântica, seus personagens ganharam os traços do Romantismo e os relacionamentos amorosos foram a principal temática de seus livros. Foi nesse período que Machado de Assis escreveu os seguintes livros: Ressurreição (em 1872), A Mão e a Luva (em 1874), Helena (em 1876) e Iaiá Garcia (em 1878). 

Na segunda fase de sua produção (Realismo), os livros de Machado de Assis passaram a abordar o aspecto psicológico dos personagens, fazendo uma análise mais realista e profunda do ser humano, revelando suas necessidades, qualidades e defeitos. Os principais livros desse período foram: Memórias Póstumas de Brás Cubas (em 1881), Quincas Borba (em 1892), Dom Casmurro (em 1900) e Memorial de Aires (em 1908).

Perguntas interessantes