O ensino da Didática foi, então, investigado e analisado em alguns pontos do país por meio de programas dos cursos de formação de professores. Neles foi assumido como ponto de reflexão a pedagogia Tecnicista. Descreva quais são as Características desta e aponte qual é sua concepção de professor.
Soluções para a tarefa
Caracterizada como Pedagogia Tecnicista, a concepção do professor é a de um técnico com toda a busca da racionalidade, da organização e da eficiência que constitui essa perspectiva. O ensino da Didática foi, então, investigado e analisado em alguns pontos do país por meio de programas dos cursos de formação de professores. André (1988) relata os dados da pesquisa realizada no estado do Rio de Janeiro, resultante do 1º Seminário “A didática em questão”, realizado em 1982, apontando diferenças percentuais nos itens próprios dessa documentação, quais sejam, conteúdos, objetivos, metodologia, avaliação e bibliografia. Constata que há “predominância da dimensão técnica nas bibliografias analisadas” (p. 22), pois, em sua maioria refletem abordagem comportamental-tecnológica e com grande dispersão das obras indicadas (p.23).
Quanto aos conteúdos e objetivos também se encontra uma dominância instrumental, muitos programas sem referência a áreas específicas e desvinculadas de questões relativas a fins educacionais ou teorias de suporte. Apenas seis (dos 48) programas analisados por André (1988) apresentaram conjunto diferenciado de informações, mais voltados à superação dessa perspectiva instrumental. Nessa minoria há uma preocupação em tratar de modo diferente as questões da área. Um subgrupo procura instrumentalizar e ao mesmo tempo contextualizar, sem articulações; outro explicita maior integração entre essas duas dimensões e apenas um consegue abandonar a instrumentalização. Em outro estudo realizado no estado de São Paulo, abrangendo o período de 1961 a 1976, foram analisados 69 programas de disciplinas de Didática em uma instituição (MARIN, 1982).
O relatório do estudo é longo, com quantificação e análise dos objetivos, conteúdos, procedimentos, bibliografias, professores responsáveis e diversificados cursos a que se destinavam as disciplinas. Cada um desses componentes dos programas, após mapeamento e análises, foi classificado de acordo com suas características. Algumas conclusões apresentadas podem ser sintetizadas apontando que XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012 Junqueira&Marin Editores Livro 3 - p.000070 os objetivos da Didática, ao longo dos anos, foram predominantemente instrumentais, denotando pequena preocupação com a situação brasileira; presença de três grandes linhas de atuação com predomínio da linha derivada da psicologia genética; impossibilidade de detectar com clareza como a didática se inseria no quadro pedagógico, embora houvesse temas que tratassem do assunto.