O encontro entre Cacambo e o general português gomes freire de andrade revela um choque de culturas e valores. a) que argumentos cacambo utiliza para convencer o general de que as terras onde seu povo vivenao tem utilidades para o rei de portugual? B) Com base no texto em estudo e no boxe “Os sete povos das Missões”, levante hipóteses: com que propósito a coroa portuguesa exigia para si as terras do povoado? C) Com base nas respostas à questões anteriores, conclua: qual é a diferença entre a maneira de considerar a posse da terra expressa pelo índio Cacambo e a expressa pelo europeu Gomes Freire de Andrade, representante da coroa portuguesa?
Soluções para a tarefa
Olá,
a) Cacambo utiliza como argumentos para convencer o general de que suas terras teriam utilidade para o rei português que se o rei espanhol quisesse dar terras ao rei de Portugal, que desse Buenos Aires, sendo que não cabia ao rei espanhol dar aos portugueses povos indígenas.
b) A coroa portuguesa exigia para si as terras do povoado com interesses de explorar aquelas terras e seus recursos naturais, tanto os minerais (ouro, prata e pedras preciosas) quanto a madeira.
c) A diferença entre a maneira de considerar a posse da terra expressa pelo índio Cacambo e a expressa pelo europeu Gomes Freire de Andrade é que para os índios a terra era daqueles que a habitavam e nela viviam há séculos, enquanto que para os portugueses a terra era daquele que tivesse poder de conquistá-ala e mantê-la.
Abraços!