O encerramento definitivo do tráfico de escravos em 1850 coincidiu com a ascensão e prosperidade da economia cafeeira, a qual então se expandia principalmente nas províncias de São Paulo e do Rio de Janeiro. Discuta a relação entre escravidão e expansão da cultura do café nessa nova projetos de estímulo à imigração europeia
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
A escravidão era uma forma barata de produzir, em grandes quantidades, os produtos agrícolas, tendo sido por meio da mão de obra escrava que se iniciou o ciclo do café no Brasil, dando continuidade a uma prática que remonta ao início da nossa colonização.
À medida que ficou se tornando claro que a abolição da escravidão seria questão de tempo, já que a Europa, então centro econômico e cultural do mundo, passou a combatê-la, os latifundiários passaram a estimular a imigração europeia para que estas pessoas assumissem os postos de trabalho nas fazendas, tendo sido a segunda fase do plantio de café realizado por meio das mãos dos imigrantes pobres europeus.
Os imigrantes italianos, por exemplo, eram pejorativamente chamados de "crioulos da terra", em uma associação direta da posição social que ocupavam com a prática da escravidão.