“O empresário rural que implementa um programa de gestão pela qualidade talvez se pergunte se o custo do esforço pela qualidade (consultoria, treinamento, pesquisas, etc.) é mais baixo que os benefícios advindos de sua implantação. Na maioria dos casos, as empresas rurais apenas sabem que estão em um processo de qualidade, mas, no final das contas, não conseguem dizer o peso que isso significa em seus resultados. O segredo para garantir a continuidade eficaz e bem monitorada de um programa de qualidade passa pela implementação de um sistema de mensuração mais sensível, capaz de medir os ganhos efetivos. Isso seria feito através da criação de um sistema de informações que reunisse num mesmo arcabouço as informações econômico– financeiras, de qualidade, de produtividade e de cunho social, com a correta eficiente implantação de um programa de gestão da qualidade nas empresas rurais.”
Fonte: CREPALDI, S. A. Contabilidade rural: uma abordagem decisória. 82 p. Revista atualizada e ampliada-São Paulo: Atlas, 2012. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2022 (adaptado).
De acordo com o texto, há necessidade de maior conscientização, informação e capacitação dos gestores de que, o setor agropecuário, por ser de suma importância e prospectar um futuro de valorização, deve possuir um sistema de gestão baseado em programas e ferramentas da qualidade. Dessa forma, como futuro tecnólogo e líder da equipe oriente o gestor e colaboradores de uma empresa rural suinícola, na execução das tarefas e no melhor planejamento futuro da organização, implementando ferramentas da qualidade, em direção à realização das metas. Para isso, responda:
1. Discorra/explique sobre 05 (cinco) ferramentas que podem ser utilizadas na granja de suínos.
2. Justifique sobre a escolha de cada uma das ferramentas selecionadas, levando em conta a atual conjuntura mercadológica, a busca na redução dos custos, a competitividade dos produtos, melhorias nos processos e padrões de qualidade.
E lembre-se: quanto mais informações, mais completa estará sua atividade.
ATENÇÃO:
1. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
2. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas.
3. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
4. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada.
5. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
6. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
7. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc. e os prazos não serão flexbilizados, mesmo em caso de comprovação.
Boa atividade!
Soluções para a tarefa
A cerca da 1ª questão, para uma gestão de excelência em granjas, podemos adotar algumas ferramentas:
- Biodigestor
- Comedouros ajustáveis
- Bebedouros ajustáveis
- Divisórias gradeadas
- Vacinas
Justificando as escolhas das ferramentas acima, a questão 2 pode ser expressa:
- Biodigestor: processamento especial dos dejetos animais que através de estufa produzem biogás, usado para geração de energia e assim corte de custos;
- Comedouros ajustáveis: as rações descem conforme fluxo. São adaptadas ao tipo de ração para uma vazão precisa. Evita desperdícios;
- Bebedouros ajustáveis: com bicos ou chupetas dosadoras o que evita derramamento. A água só sai ao ser sugada;
- Divisórias gradeadas: ao invés de usar concreto, o que permite ventilação de ar, poupando energia com ventiladores;
- Vacinas: vacinas de qualidade garantem vida longa e sadia aos porcos, evitando perdas por doenças.
Carne Suína
A carne suína é a mais consumida no mundo. O Brasil é o quarto produtor mundial deste tipo de proteína.
A suinocultura no Brasil é acompanhada por 20 mil produtores que empregam diretamente mais de 1 milhão de pessoas, tendo cerca de 20% do volume produzido exportado.
Extremamente complexa, as granjas envolvem muitos setores da economia além de manterem uma ligação íntima com a agricultura.
Um exemplo disso são os dejetos destes animais que podem ser utilizados como adubo orgânico em lavouras.
Aprenda mais sobre granjas de suínos aqui: brainly.com.br/tarefa/20680762
#SPJ1