1. Entre as propostas apresentadas às Cortes, estavam aquelas que se destacavam pela integração político-admi- nistrativa entre Brasil e Portugal. A historiadora Márcia Regina Berbel assim sintetiza essas propostas, publicadas no Diário das Cortes Constituintes, de 29 de setembro de 1821:
[...] a) as capitanias do Brasil seriam transformadas em províncias; b) os governadores nomeados por dom João estavam depostos, e juntas provinciais deveriam assumir o controle dos governos re- gionais; c) as juntas já formadas [...] eram reconhecidas como legítimos governos provinciais; d) estes teriam seus presidentes subordinados às Cortes e ao rei; e) não teriam qualquer autoridade militar, e um governo de armas deveria ser formado em cada província, também submetido a Lisboa; f) todos os órgãos de governo formados no Rio de Janeiro depois da transferência da Corte deveriam ser extintos; g) o príncipe regente deveria voltar para a Europa, retirando do Brasil o estatuto de uma unidade polí- tica com relativa autonomia
a. Identifique nas propostas as medidas que sinalizam a tendência à recolonização do Brasil por parte das Cortes portuguesas.
Soluções para a tarefa
A corte portuguesa tentou através de algumas medidas e propostas recolonizar o Brasil, dentre as principais, a corte queria que D. Pedro voltasse a Portugal para, deste modo, enfraquecer seu poder e recolonizar o Brasil.
Recolonização do Brasil
Outras medidas foram feitas na tentativa de Portugal recolonizar o Brasil, como, por exemplo, diversos decretos foram criados para não permitir que os deputados que viriam para o Brasil de Lisboa chegassem a tempo para impedir sua criação.
Além disso, em 1821, tais decretos deixavam cada vez mais os brasileiros insatisfeitos com Portugal, mas as dificuldades financeiras que o príncipe herdeiro enfrentava dificultada ainda mais a independência do Brasil.
Entenda mais sobre a recolonização em: https://brainly.com.br/tarefa/751580
#SPJ1
Resposta:
(e) Portugal deseja desmilitarizar o brasil, criando uma força de combate obediente apenas a Lisboa.
(g) Determina o retorno de D. Pedro I para Portugal