O emprego correto dos sinais de pontuação facilita o entendimento da frase. Há certas normas que devem ser obedecidas, cuja transgressão será considerada erro. Nos exemplos a seguir, em qual alternativa o uso da vírgula está incorreto: Os brasileiros, decepcionados, esperam por justiça. Decepcionados, os brasileiros esperam por justiça. Os brasileiros esperam, decepcionados, por justiça. Os brasileiros decepcionados esperam por justiça. Os brasileiros, esperam decepcionados, por justiça.
Soluções para a tarefa
Alternativa E.
O erro da frase "Os brasileiros, esperam decepcionados, por justiça" está no fato de a primeira vírgula está separando o sujeito do predicado.
Esses dois termos da oração jamais podem estar separados por vírgula.
O sujeito da frase é "os brasileiros" e o predicado é "esperam decepcionados por justiça". Logo, não deve haver vírgula entre eles.
Um reescrita possível para a frase é:
"Os brasileiros esperam, decepcionados, por justiça."
A alternativa em que o uso da vírgula está incorreto é a letra E) Os brasileiros, esperam decepcionados, por justiça.
A vírgula é um sinal gráfico que realiza a separação de palavras que possuem a mesma função sintática, se essas não estiverem juntas das conjunções "e" ou "nem".
A vírgula é utilizada para fazer a separação de trechos simples em uma frase (ao invés de ponto e vírgula, que separam trechos mais complexos), e dar melhor sentido à leitura, pois organiza as informações de forma clara. Isso se dá porque ela evita o sentido de ambiguidade e proporciona pausa rítmica. Também pode ser empregada para enumerar alguns termos e orações.
No caso em questão, a vírgula está sendo utilizada de maneira equivocada na alternativa E, uma vez que ela está separando o sujeito do predicado, alterando o sentido presente na frase.
Veja mais sobre o emprego da vírgula em:
https://brainly.com.br/tarefa/19066655