História, perguntado por gerlaine2283, 1 ano atrás

(...)o elemento religioso não limitou os seus efeitos ao fortalecimento, no mundo da cavalaria, do espírito de corpo; exerceu também uma ação poderosa sobre a lei moral do grupo. Antes de o futuro cavaleiro receber a sua espada, no altar, era-lhe exigido um juramento, que especificava as suas obrigações. (Marc Bloch.A sociedade feudal,1987.) O texto mostra que os cavaleiros medievais, entre outros aspectos de sua formação e conduta, (A) mantinham-se fieis aos comerciantes das cidades, a quem deviam proteger e defender na vida cotidiana e em caso de guerra. (B) privilegiavam, na sua formação, os aspectos religiosos, em detrimento da preparação e dos exercícios militares. (C) valorizavam os torneios, pois neles mostravam seus talentos e sua força, ganhando prestígio e poder no mundo medieval. (D) agiam apenas de forma individual, realizando constantes disputas e combates entre si. (E) definiam-se como uma ordem particular dentro da rígida estrutura feudal, mas mantinham vínculos profundos com a Igreja.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
61
Olá,

Alternativa correta: E.

Apesar de as Ordens de Cavalaria feudais estarem assentadas em instalações dos senhores feudais e fazer parte de toda a estrutura que envolvia o feudo em si, toda a sua visão de mundo, de moral e religiosidade estavam regidas pela Igreja Católica.

Isso fica evidente no trecho onde o cavaleiro, antes mesmo de receber a sua espada e ser efetivamente nomeado como tal, deveria fazer um juramento sagrado perante um altar religioso. Isso mostra que a formação das Ordens de Cavalaria estava intrinsecamente ligada à religiosidade.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes