História, perguntado por miccaminaga4132, 10 meses atrás

Os centros artísticos, na verdade, poderiam ser definidos como lugares caracterizados pela presença de um número razoável de artistas e de grupos significativos de consumidores, que por motivações variadas—glorificação familiar ou individual, desejo de hegemonia ou ânsia de salvação eterna—estão dispostos a investir em obras de arte uma parte das suas riquezas. Este último ponto implica, evidentemente, que o centro seja um lugar ao qual afluem quantidades consideráveis de recursos eventualmente destinados à produção artística. Além disso, poderá ser dotado de instituições de tutela, formação e promoção de artistas, bem como de distribuição das obras. Por fim, terá um público muito mais vasto que o dos consumidores propriamente ditos: um público não homogêneo, certamente(...). (Carlo Ginzburg.A micro-história e outros ensaios, 1991.) Os “centros artísticos” descritos no texto podem ser identificados (A) nos mosteiros medievais, onde se valorizava especialmente a arte sacra. (B) nas cidades modernas, onde floresceu o Renascimento cultural. (C) nos centros urbanos romanos, onde predominava a escultura gótica. (D) nas cidades-estados gregas, onde o estilo dórico era hegemônico. (E) nos castelos senhoriais, onde prevalecia a arquitetura ro- mânica.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
274
Olá,

Alternativa correta: B) nas cidades modernas, onde floresceu o Renascimento cultural.

Os centros artísticos mencionados nos textos são as cidades modernas, que conseguiram desenvolver-se durante o período conhecido como Baixa Idade Média. Esse notável crescimento possibilitou o surgimento da burguesia.

As cidades possuíam um comércio intenso, concentravam grandes artesãos e artistas, tal como atraíam grande número de consumidores. Assim, as artes passaram a ser mais valorizadas e o renascimento, como costuma-se dizer, floresceu nessas cidades modernas.

Espero ter ajudado!
Respondido por ldborges12345
64

Resposta:

letra b

Explicação:

Perguntas interessantes